Unidade de saúde do Santa Regina recebe simulação de parada cardiorrespiratória

Profissionais de enfermagem participaram do atendimento nesta terça-feira (11)

A Unidade de Saúde do Santa Regina recebeu nesta terça-feira (11) uma simulação de parada cardiorrespiratória. A ação foi desenvolvida por acadêmicos da Univali em parceria com a Secretaria de Saúde de Itajaí. O objetivo é verificar as condições do atendimento e a realidade das equipes em casos de emergência.

> Leia mais notícias sobre Saúde

A unidade do Santa Regina foi a primeira do município a receber a simulação em função da dificuldade de deslocamento dos moradores até os prontos-socorros da cidade. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Alessandra Kaestner Enriquez, a Secretaria vai realizar o simulado em todos os postos do município para verificar a realidade de cada equipe, bem como fará a capacitação dos profissionais para atendimento de emergências.

“A intenção é minimizar os riscos e aumentar a sobrevida do paciente até a chegada a um hospital ou uma Unidade de Pronto Atendimento. Em casos de emergência, a sincronia do atendimento em equipe é fundamental para o sucesso do procedimento”, comenta.

A simulação foi comandada pela professora do Curso de Enfermagem da Univali, Silmara da Costa Maia. Ela explica que a ação visa identificar a realidade de atendimento de cada unidade de saúde e as necessidades de modificação de estrutura, de material disponível ou de treinamento das equipes. Após as capacitações necessárias, serão realizadas novas simulações de emergência para avaliar os resultados.

Essa foi a primeira vez que uma unidade de saúde do município recebeu um simulado de parada cardiorrespiratória. Desde o ano passado, a Secretaria de Saúde vem equipando os postos para atendimento em situações de emergência. “A simulação foi muito boa, as enfermeiras e técnicas conseguiram reanimar o paciente em tempo hábil e tinham todo material necessário”, relata Silmara.

As enfermeiras da unidade do Santa Regina, Aline Felizardo e Juliana Fernandes de Oliveira, também acharam positiva a ação. “A professora nos deu parabéns, pois conseguimos trabalhar em equipe e o material que precisávamos estava todo organizado. O espaço físico atrapalhou um pouco, mas já iremos repensar a organização da sala”, pontua Juliana.

________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Fonte: Site da Prefeitura de Itajaí

Comentários

comentários