Pesca em Itajaí

Pesca em Itajaí um atrativo que atrai os olhos e o paladar. Além da cultura, festas, lazer e do turismo que o estado de Santa Catarina tem a oferecer, outra atividade bastante procurada e presente no estado é a atividade da pesca, quando se trata desse assunto, Santa Catarina aponta vários tipos de atividades nesse ramo, a pesca esportiva por exemplo é a diversão garantida, seja nas praias, riachos, no litoral e na serra, a atividade pesqueira legitimamente é uma das grandes atrações do estado. A Pesca artesanal da Tainha é um verdadeiro espetáculo que acontece em meados dos meses de junho e novembro na região da grande Florianópolis.

Mas tratando de todos os assuntos envolventes nessa área, quem realmente se destaca é a cidade de Itajaí, no litoral centro norte de Santa Catarina, Itajaí é, portanto, o maior polo pesqueiro do país, tem a maior atividade da pesca industrial, o município concentra a mais atualizada frota brasileira, possuindo uma das maiores infraestruturas tecnológicas de pesca industrial do mundo.

Pesca em Itajaí – Um dos Principais portos pesqueiros Brasileiro

O porto pesqueiro itajaiense estabelece um dos principais portos brasileiros de pescado, agrupando um amplo ajuntamento de embarcações, empreendimentos de negociação e processamento. O principal foco é na agilidade da pesca industrial, que recebe anualmente mais de 800 embarcações vindas de estados do sul, sudeste e nordeste brasileiro.

Pesca em ItajaíA pesca em Itajaí emprega aproximadamente 25 mil trabalhadores, e produz cerca de 100 mil toneladas por ano, sendo assim, responsável por 20% dos pescados que chegam à mesa dos brasileiros. Em Itajaí fica localizada uma das maiores empresas de sardinhas, atuns e conserva do país, a empresa Gomes da Costa do grupo calvo, líder de mercado brasileiro na produção de enlatados.

Além disso Itajaí obtém uma ótima cadeia logística na atividade pesqueira, estaleiros, lojas especializadas, postos náuticos, trapiches são encontrados na cidade. Em Itajaí acontece em todos os meses de outubro a marejada que é a maior festa portuguesa e do pescado do Brasil, o evento transmite toda a cultura e a gastronomia a base de pescados, além de mostrar a tradição do povo Itajaiense.

Comentários

comentários