Economia de Itajaí

Umas das cidades mais ricas de Santa Catarina e da região sul do Brasil, Itajaí ostenta o 2° maior Produto Interno Bruto do estado o (PIB), atrás somente de Joinville, possui uma das mais diversificadas e dinâmicas economias catarinenses e um alto padrão de vida pontuando no IDH-M 0,795 ou seja, uma taxa altíssima para cidade.

A prosperidade de Itajaí é baseada pelo seu complexo portuário, polo industrial e logístico e de pesca, é o município com a segunda maior renda per capita de Santa Catarina. Itajaí foi eleita em 2015 como a melhor cidade de médio porte do Brasil e de melhor qualidade de vida, no ranking da revista “Isto É”, destacou as melhores cidades do Brasil de 2015, foram entrevistados cerca de 5,565 municípios brasileiros, premiando Itajaí pela sua colocação em primeiro lugar como a melhor cidade de médio porte do país.

Uma das colaborações para a economia de Itajaí ser extremamente forte é através de sua localização, que colabora muito para o desenvolvimento da região, ficando próximo dos grandes centros de economia São Paulo e Rio de Janeiro, que concentram os maiores PIBs do país.

Economia de Itajaí

O complexo portuário de Itajaí que é o grande responsável pela riqueza da cidade, é encarregado pela maior parte das exportações da Região Sul do Brasil e é o segundo colocado no ranking nacional de movimentação de contêineres e o primeiro em derivados e frigoríficos.

Economia de Itajaí – Infraestrutura

A infraestrutura de Itajaí é excelente em instalação de empresas, outro polo que atualmente mais cresce na cidade é o polo logístico e de armazenagem em contêineres, a cidade abriga grandes empresas de renome nacional, Itajaí também é o maior porto de pesca industrial do Brasil.

Economia de ItajaíEm matéria de prestação de serviço Itajaí é sede da universidade do vale do Itajaí a UNIVALI a melhor universidade não-pública de Santa Catarina, Itajaí possui também o primeiro píer turístico totalmente alfandegado do sul do país, a marina de Itajaí promete movimentar a cidade, gerar empregos, atrair turistas e melhorar a economia do município, o setor de turismo é outra grande fonte que arrecada muita renda para economia da cidade por causa da beleza e qualidade de vida.

Itajaí é isso e um pouco mais, uma cidade completa e de oportunidade, sempre de braços abertos para receber e abrigar aqueles que escolheram esse lugar para morar.

Comentários

comentários